Relatorio CEVSP

Verdade Aberta

29/03/2015

#VerdadeAberta é a plataforma de divulgação, distribuição e compartilhamento público do conteúdo gerado pela Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”. Cada seção do Relatório, lançado em 12 de março de 2015, tem sua versão multimídia neste site, com centenas de materiais complementares – imagens, vídeos, áudios, mapas. Além de facilitar a absorção de um conteúdo denso e gerar mais impacto na sociedade ao tornar essa narrativa histórica visual, o projeto #VerdadeAberta cumpre com outra das funções públicas deste relatório inédito: acesso e abertura.

As páginas deste conjunto de sites estão tecnicamente otimizadas para aparecer em resultados de buscas (no Google, por exemplo) e para compartilhamento amigável em redes sociais (como o Facebook). Todo o material está instalado e criptografado em servidores seguros sob licença livre (CC BY 4.0). Além do Relatório, a seção Mortos e Desaparecidos oferece um banco de consulta pública às fichas de 165 casos investigados pela CEV-SP e a seção Livros “abre” quatro publicações em formatos digitais adaptáveis para qualquer tela (computador, tablet, smartphones). Empreendeu-se um trabalho de digitalização de acervo que a maioria dos museus e bibliotecas do país ainda não realizou.
Contemplar o digital é mais um dos diferenciais desta Comissão da Verdade.

O projeto #VerdadeAberta serve como um estímulo e um manifesto sobre a necessidade de buscar e construir a memória – mas também de distribui-la contemplando o contemporâneo. É no que acreditam os estúdios LAB21 e Mezclador, que conceberam e desenvolveram esta plataforma.

Plataforma Digital
LAB21 + Mezclador

Coordenação de Conteúdo: Xenya Bucchioni
Concepção Visual: Daniel Apolinario
Edição e Estratégia Digital: Lucas Pretti
Desenvolvimento: Octavio Fernandes
Coordenação de História e Acervo: Francele Cocco
Redação: Carolina Gutierrez
Apoio: Sophia Gutierrez

Expediente

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
17ª Legislatura Samuel Moreira – Presidente Enio Tatto – 1º Secretário Edmir Chedid – 2º Secretário
Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”
Membros efetivos Adriano Diogo (PT) – Presidente Marcos Zerbini (PSDB) André Soares (DEM) Ed Thomas (PSB) Ulysses Tassinari (PV)
Suplentes
João Paulo Rillo (PT) Mauro Bragatto (PSDB) Estevam Galvão (DEM) Orlando Bolçone (PSB) Regina Gonçalves (PV)
Assessoria
Amelinha Teles Ivan Seixas Renan Quinalha Ricardo Kobayaski Tatiana Merlino Thaís Barreto Vivian Mendes
Comissão de redação do relatório
Álvaro Okura (PNUD – Comissão Nacional da Verdade/ Comissão “Rubens Paiva) Amanda Brandão (PNUD – Comissão Nacional da Verdade/ Comissão “Rubens Paiva) Amelinha Teles Ângela Mendes de Almeida Carlos Ungaretti Dias Danilo Morcelli (PNUD – Comissão Nacional da Verdade/ Comissão “Rubens Paiva) Luiz Felipe Loureiro Foresti Maria Carolina Bissoto (PNUD – Comissão Nacional da Verdade/ Comissão “Rubens Paiva) Pádua Fernandes (PNUD – Comissão Nacional da Verdade/ Comissão “Rubens Paiva) Raquel Oliveira de Brito Renan Quinalha Thaís Barreto (PNUD – Comissão Nacional da Verdade/ Comissão “Rubens Paiva) Vivian Mendes (PNUD – Comissão Nacional da Verdade/ Comissão “Rubens Paiva)

Relatorio CEVSP

Tags:, , , , , , ,

Leave a Comment